O painel Cobogó, nome dado a este elemento vazado, é tipicamente brasileiro e foi inspirado na arquitetura Moura.
O uso de Cobogós na decoração, além de ser super charmoso, permite manter a privacidade e separação de  ambientes sem comprometer a luminosidade e visibilidade dos espaços.

A utilização desses painéis permite o melhor aproveitamento da ventilação natural e, sob a incidência de luz, cada um de seus desenhos cria padrões únicos nas paredes e no chão. Essas características geram efeitos variados nos ambientes, tornando cada peça exclusiva.

O melhor de tudo é que ele se adapta facilmente a diversos estilos de decoração, indo do sofisticado ao rústico. Você pode se perguntar: "mas porque este elemento é tão amado pelos arquitetos?!"  A resposta é simples: o Cobogó promove, ao mesmo tempo, a separação e a integração dos espaços, uma vez que permite "ver" através da parede.

Então, se você possui um ambiente muito amplo como, por exemplo, um apartamento com sala de estar e sala de jantar conjugados, os painéis Cobogós são ótimos elementos decorativos para dividir esse espaço. Dessa forma, é possível evitar uma ruptura na forma como percebemos o ambiente.

Por todas essas vantagens as divisórias vazadas estão sendo bastante utilizadas para a delimitação de espaços em ambientes residenciais, empresarias, em restaurantes e consultórios.